sexta-feira, 12 de março de 2004

Porquê?

Lutar contra a injustiça custa-me mais do que sofrê-la. Jeanne Roland
Imaginárius - Blog de Nuno Martins

Porquê?
Num exame de consciência daqueles que verdadeiramente me custam, tenho de dizer que em muito me identifico com esta reflexão de Jeanne Roland... o que é triste.
Porquê?
Porque opto eu, tantas vezes, por fechar os olhos e suportar a injustiça apenas porque me é mais fácil suportá-la que mudá-la.
Porquê?
Porque razão eu me voto à traição dos meus próprios princípios e dos meus próprios valores que tão acarinho e defendo em acesas discussões temperadas e estimuladas pela companhia de líquidos fermentados?
Porquê?
Porque me refugio em frases fáceis e tão incoerentes com o meu pensar e, sobretudo, o meu discurso como: "Que é que posso fazer? Nada!" ou "O que é que adianta? Sou apenas um!" ou "Para que me vou eu chatear com isso?"?
Porquê?
Haverá maior hipocrisia?
Porquê?
Que moral tenho para depois acusar Durão Barroso e respectivos associados da hipocrisia deles: "Eu não posso condenar as mulheres mas prometio ao povo português que não promovia nenhum referendo sobre o aborto!"?
Porquê?

Terei alguma vez resposta que não em mim mesmo? Não me parece! Então impôe-se:
Porquê?
Porque venho "publicamente" fazer esta pergunta quando não é mais do que em mim que tenho resposta?

Sem comentários: