segunda-feira, 12 de janeiro de 2004

Isto que vos parece? A mim, cheirou-me a estrume... Se foi ligeiro ou intenso, ainda estou pra descobrir quando ler um livro do José ou do António. Assim só, perco a propriedade.

"Já o José Saramago ou o António Lobo Antunes, eu gostava de conhecer um grande livro deles (para além dos livros grandes que cada um tem). (...) Sem estar a exagerar muito, eles são uma espécie de Paulo Coelho ou Margarida Rebelo Pinto das Classes A e B (coisa que o Público também é para os jornais, por exemplo). Assim como a rapaziada menos culta do subúrbio se convence de que lê literatura com Paulo Coelho ou Margarida, também a rapaziada mais letrada lê os nossos José e António e considera cumprida a sua obrigação cultural. Isto fá-la, para além disso, pensar-se habilitada a dizer que é culta e a não ler praticamente mais nada.
Não tenho nada contra isto, cada um lê o que quer. Para mim pessoalmente, a meia dúzia de livros de cada um que li (por mero escrúpulo de opinião) foram experiências penosas que não aconselho a ninguém. É como digo: cada um lê o que quer. Mas não me obriguem é a achar aquilo grande literatura." ( O Comprometido Espectador 08/01/2004)

Sem comentários: