sexta-feira, 8 de setembro de 2006

Plutão o excluído

Sim, como sabem Plutão já não é planeta, alguns vão mais longe e dizem que nunca foi. No entanto, é verdade que ele já figurou nos magníficos 9 (que agora são 8). Como isto aconteceu? Porquê? Porquê agora?

Há algumas leituras interessantes a ter mas que se dividem em 2 facções fundamentais e fundamentalistas: Será Plutão um charlatão ou vítima de descriminação e conspiração?

Será Plutão charlatão?
Será que Plutão actuou de forma consciente falsificando a sua identidade enquanto corpo celeste obtendo assim um visto de permanencia e usufruto de direitos idênticos a outros ilutres como Jupiter ou Vénus? Será que Plutão, não tendo forjado a sua identidiade nem quaisquer culpas na matéria, não terá tido suficientes oportunidades nos último 76 anos (!) para se chegar à frente e esclarecer a confusão? Será que o próprio nome "Plutão" seja um claro exagero ao seu tamanho, uma vez que é o único planeta a abusar de um superlativo que nem Júpiter (esse sim, um planeta e grande) usa?

Mas para cada história há sempre uma outra perspectiva:
Será Plutão uma vítima de descriminação e conspiração?
Afinal, e se Plutão não tem qualquer culpa no cartório ou sequer tem um cartório? Isso quererá dizer que o coitado foi vítima de uma conspiração? Afinal foram-lhe retirados um conjunto de direitos que já estavam consolidados, nem que seja pelo uso capião, afinal foram 76 anos como planeta, isso deveria contar para algo! Mas a conspiração não fica por aqui, parece que agora (e só agora) foram descobertos uma série de outros corpos celestes que tamanho semelhante a Plutão e um (apenas um!) que se desconfia (!) ser maior. E para terminar foi realizada recentemente uma reunião em assembleia de representantes e especialistas que votaram (votaram vejam só!) a exclusão de Plutão do corpo dos 9 magníficos. É impressionante como esta acção teve lugar, muito convenientemente, pouco mais do que 1 ano após terem descoberto de forma misteriosa 1 corpo celeste que poderá (ou não!) ser maior que Plutão, juntamente com muitos outros que são, de facto, menores que Plutão. Mas o mais chocante é que a decisão tomada nessa assembleia é considerada vinculativa para todo o Sistema Solar quando, e atentem bem, a assembleia apenas reuniu especialistas e representantes da Terra (que injustiça!!!) que, para agravar mais a questão, resolvem classificar o pobre coitado Plutão como: Planeta-Anão! Esta gente não tem qualquer noção do que acaba de fazer, estou mesmo a ver o vexame que o pobre sofrerá: “Olha o Plutão, o Planeta-Anão!” que, ainda por cima, rima e fica no ouvido. Já imagino os pais a publicamente repreender os filhos por estas cantorias mas, no fundo, a acharem piada e a instigarem, em privado, os pequenos e estas brutalidades verbais.

As opiniões dividem-se… mas eu admito ter uma certa pena do coitadinho…

1 comentário:

Unknown disse...

muito bom o texto vale a pena ler