terça-feira, 20 de abril de 2004

Activistas e Consciência Global

Notícia no jornal "Público on line" de hoje:
"20-04-2004 - 17h00
Sociedade
Activistas apelam à indústria química que desista de experiências em animais"

Pergunto-me o que serão, para estes activistas, "animais". Uma pulga do mar é um animal? Uma larva de mosca é um animal? Porque é que eu nunca vi nenhuma manifestação contra as experiências genéticas em moscas da fruta?
E já agora, que mal fizeram as plantas a estes activistas para que elas nunca sejam defendidas contra essas ditas "experiências"?
Gostaria que algum dia todos conseguissemos ter uma visão universal da vida; do papel que cada elemento vivo joga no sistema das relações entre seres vivos. Gostaria que algum dia os activistas concentrassem as suas forças em exigir sistemas de investigação mais justos para todos: todos os elementos vivos, e não só os gatinhos, os cãezinhos ou os macaquinhos... Gostaria que esses activistas saíssem à rua a pedir um controle da produção de alimentos transgénicos, não porque não se sabe se vão fazer algum mal à nossa preciosa saúde, mas sim porque são uma ameaça tremenda à biodiversidade.
Por todos os lados se fazem reivindicações radicais, pensando no hoje e raramente pensando no amanhã. Porque se hoje parassem as experiências toxicológicas em animais, estaríamos a passar uma certidão de óbito a grande parte dos seres vivos cujo habitat se situa nas imediações de grandes centros urbanos.
Que se façam reivindicações conscientes e justas. Que não sejam só para tranquilizar as nossas mentes, que sejam realmente a pensar no futuro, de todos.

Sem comentários: