quarta-feira, 21 de novembro de 2007

Amor de pais

"Os pais portugueses são os menos brincalhões da Europa. Apenas 6% divertem-se com os filhos. (...) O sistema aniquilou as redes de comunicação que permitiam a troca de valores e a difusão dos afectos. E está a dissolver o amor."
Baptista-Bastos, "Diário de Notícias", 21-11-2007


O Nuno brinca com o papá e/ou com a mamã pelo menos três horas ao dia. É um sacrifício tremendo da nossa parte sobretudo em termos profissionais (para já não falar no esgotamento físico!!!). Mas tenho a certeza de que o Nuno está a crescer de uma forma saudável, físico-, intelectual-, e emocionalmente. Para além disso, desta forma nós (os adultos da casa) não nos esquecemos de como se brinca. Ontem estive a modelar com plasticina. Há tantos anos que isso já lá ia!!!
Quando tenham filhos, brinquem com eles!
Hoje em dia os meninos dificilmente podem passar o dia a brincar na rua com os vizinhos, ou no campo a sujar a roupa e as mãos. Quando era pequena o meu mundo tinha um raio de 1 km, que eu controlava e conhecia como a palma da minha mão!!! O mundo do Nuno tem 150m2... e aí não cabem campos, nem montes, nem rios, nem caminhos. Mas ele pode ter os mesmos estímulos que eu tive e correr o mesmo tempo que eu corria. Mas para isso precisa de mim e do pai...

Sem comentários: